Prefeitura vai apoiar PM na melhoria da segurança pública em Itabuna

Reunião para garantir melhorias na segurança pública da cidade
Ascom/Gabriel de Oliveira

Representantes da Prefeitura, empresários e o comando do 15º Batalhão da Polícia Militar se reuniram na tarde desta segunda-feira para discutir uma série de medidas que serão adotadas para coibir roubos, arrombamentos e assaltos no centro de Itabuna. Entre as medidas estão aumento do efetivo nas ruas, reativação do sistema de videomonitamento e apoio da Guarda Civil Municipal que terá postos de serviço avançado na Praça Camacan (Octávio Mangabeira).

Os secretários de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, e da Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins, informaram que o prefeito Claudevane Leite autorizou uso da Guarda Civil Municipal em apoio à ação da Polícia Militar, a quem constitucionalmente compete o policiamento ostensivo. O município vai utilizar também agentes de trânsito para fiscalizar veículos suspeitos, principalmente motocicletas.

De acordo com o secretário Wenceslau Júnior, a Guarda Civil Municipal será usada sem comprometer o seu trabalho de proteção ao patrimônio público do município. “Essas ações, mais as medidas que a Polícia vai realizar para combater assaltos e roubos no centro darão tranquilidade para que os comerciantes possam trabalhar com segurança”, afirmou.

Mais policiaisO comandante do 15º Batalhão, tenente-coronel PM Ubiraci Barbosa, disse que aumentou o número de policiais no centro de Itabuna desde a tarde desta segunda-feira. “Vamos fechar os principais pontos de fuga dos bandidos e intensificar abordagens nas áreas centrais. A médio prazo são esperados mais policiais para reforçar o nosso efetivo. Essas medidas vão melhorar o policiamento não só no centro, mas em toda a cidade”, explicou.  

Os empresários elogiaram as medidas anunciadas pela PM e Prefeitura de Itabuna. “São ações que precisávamos para reduzir esses prejuízos. Os assaltos e roubos estão ocorrendo diariamente”, disse o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista do Município (Sindicom), Eduardo Carqueja. Já o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Jorge Braga, destacou o empenho de todos os setores para amenizar o problema enfrentado pelos comerciantes.

Os dirigentes empresariais e os secretários municipais José Humberto Martins e Wenceslau Júnior também se reuniram com o titular da 6ª Coordenadoria de Polícia do Interior, Evy Paternostro, para cobrar mais celeridade nas investigações das ocorrências.